domingo, 19 de setembro de 2010

Hanna-Barbera

                                          Hanna - Barbera

Hanna-Barbera foi uma empresa de desenho animado criada pela dupla de cartunistas estadunidenses William Hanna e Joseph Barbera.
Eles se conheceram em 1937 e começaram a trabalhar juntos no estúdio de animação da Metro-Goldwyn-Mayer em 1939. Na década de 1940, enviaram seus desenhos para Walt Disney, que prometeu viajar até Nova Iorque na semana seguinte para contratá-los. Nunca apareceu.
O primeiro projeto de animação criado e desenvolvido pelos dois foi o desenho Puss Gets the Boot (1940), que iniciou a premiada e popularíssima série Tom e Jerry. Em 1944 foi fundado o estúdio Hanna-Barbera.
Com a popularização da televisão, Hanna e Barbera passaram a desenvolver novos trabalhos e personagens para a essa mídia a partir de 1957. Seu primeiro sucesso foi a série Jambo & Ruivão, seguido dos famosos Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loop (Loopy Le Beau), este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário nobre: Os Flinstones, Manda Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest, dentre outros. No final da década de 1960 surgiria outro mega-sucesso: Scooby-Doo.
Em comparação com o trabalho cinematográfico anterior, a animação televisiva era bem precária, repetindo-se cenários de fundo e reaproveitando-se gestos e expressões dos personagens a exaustão. Mas o sucesso era garantido com as divertidíssimas gags que recheavam os episódios e alegravam tanto adultos como crianças.
Os desenhos Hanna-Barbera dominavam a programação infantil da televisão, até que em 1993 o monopólio Hanna-Barbera acabou.
Os estúdios da Hanna-Barbera foram, na década de 90 comprados pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner — que inclui os canais de tevê por assinatura CNN, TNT e Cartoon Network —e o nome "HB" hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber o rótulo "Cartoon Network Studios". As únicas exceções foram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas, que utilizaram a logomarca "HB" até 1998, antes de adotar o seu rótulo definitivo.
Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro conglomerado de comunicação, o "Time-Warner", e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação. Muitos criticam tal aquisição como danosa à concorrência nos meios de entretenimento e jornalismo, já que ambas as empresas possuíam seus próprios departamentos de reportagens, filmes, séries de televisão e desenhos animados. Nesse último ponto, ainda não está claro o impacto que isto terá na qualidade das produções, já que a Hanna-Barbera e a Warner Bros. eram rivais ferrenhas na disputa pelos espectadores de desenhos.
Quando William Hanna morreu, em 22 de março de 2001, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios.
Em 18 de dezembro 2006 faleceu, com 95 anos, Joseph Barbera, por causas naturais.

                                         Desenhos clássicos

Os maiores sucessos infantis das décadas de 50, 60, 70, 80 e 90 estão desde o fim da década de 90 até o meio da década de 2000 perdendo espaço. Em 1993 os desenhos apareceram no canal Cartoon Network, mas tiveram baixa audiência. A partir daí os clássicos foram perdendo espaço até sumirem em 2008.
Em 1999 a Turner deu para HB sua segunda chance com o canal só dela, o Boomerang. No caso da América Latina, em menos de 10 anos o canal retirou de uma só vez todos os desenhos clássicos e agora exibe uma nova programação.
Recentemente, os desenhos de Hanna-Barbera voltaram à programação televisiva através de outro canal recém-criado pela Turner, denominado Tooncast. Os clássicos Tom e Jerry e Scooby-Doo estão atualmente na programação do canal Cartoon Network.

                                      Scooby Doo

O desenho Scooby-Doo entrou no livro do Guinness Book como o desenho com mais episódios no ano de 2004, com 360 episódios.

                                        Filmes
  • Anchors Aweigh (film) (MGM, 1945)
  • Dangerous When Wet (MGM, 1953)
  • Tom and Jerry: The Movie (Turner, 1992)
  • Os Flinstones (1994)
  • Os Flinstones Viva Rockvegas (2000)
  • Scooby-Doo (2002)
  • Scooby-Doo 2 (2004)
  • Scooby-Doo 3 (2009)

 Longa metragens para a televisão

  • Os Flinstones e os Jetsons (1992)
  • Tom e Jerry e a casa mau assombrada (2001)
  • Scooby-Doo e a ilha dos zumbis (1998)
  • Scooby-Doo e os Irmãos Boo (1987)
  • Scooby-Doo e a Escola Assombrada (1988)
  • Scooby-Doo em Uma Noite nas Arábias (1994)
  • Scooby-Doo e a Bruxa Fantasma (1999)
  • Scooby-Doo e a Caçada Virtual (2001)
  • Scooby-Doo e os Invasores Alieníginas (2000)
  • Scooby-Doo em Onde Está minha Múmia? (2005)
  • Scooby-Doo e o Monstro do México (2006)
  • Scooby-Doo e o Abominavel Homem das Neves (2007)
  • Scooby-Doo eo Monstro do Lago Ness (2006)
  •    
  Fotos :
]
   
                             Obrigado  Bjx   T+ e espero que tenham
                                                gostado.

2 comentários:

  1. MARAVILHOSO TRIBUTO A DUAS PESSOAS MARAVILHOSAS DE NOSSO TEMPO . MUITI LINDO SEU TRABALHO . ABRAÇOS CUICA-SC CRICIUMA-SC.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo os desenhos da Hanna Barbera. São lembranças boas do meu tempo de criança quando eu passava tardes inteiras assistindo.. Pena que nos dias de hoje não se valoriza os bom trabalhos do passado. Agora só se vê desenhos idiotas com conteúdo violento e tal. Só me resta vasculhar a net e fazer download dessas preciosidades. Aos poucos estou montando minha coleção e um dia assistirei com minha filha que pretendo ter com minha mulher!!!

    ResponderExcluir